Com macacões vermelhos e máscaras de Salvador Dalí, inspirados pela série “La Casa de Papel”, um youtuber e mais três amigos foram detidos nesta terça-feira (17), em Abreu e Lima, no estado de Pernambuco, após invadirem o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel). Ao entrar no local, o grupo foi abordado e quase baleado por agentes penitenciários, que pensaram que se tratava de uma tentativa para resgatar os presos.

Gerson Albuquerque, de 22 anos, estava gravando uma pagadinha para seu canal no YouTube, que soma mais de 2 milhões de inscritos. Um pouco antes de invadir o presídio, o youtuber publicou vários stories em seu Instagram vestido com as roupas dos personagens de “La Casa de Papel” e dançando ao som de “Bella Ciao”, música italiana usada como trilha sonora na série.

Assim como na ficção, os jovens usaram apelidos de lugares – Belém, Paraíba e Minas Gerais – durante a gravação do vídeo.

Além dos macacões vermelhos e das máscaras de Salvador Dalí, os jovens também portavam armas de brinquedo. (Foto: Cortesia)
Nota da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do estado de Pernambuco

“É de uma irresponsabilidade inimaginável. Foi uma ação arriscada e que só não teve um final trágico graças a experiência dos nossos agentes penitenciários. Recentemente 21 pessoas morreram numa tentativa de resgate no presídio do Pará. Na ação de hoje o grupo poderia facilmente ser confundido com estes mesmos criminosos”, disse Pedro Eurico, secretário de Justiça e Direitos Humanos.

 

Fontes: Folha PE e TecMundo