Um novo relatório divulgado no final de outubro pela StreamElements mostra que a Twitch lidera com folga no mercado de streaming ao vivo. De acordo com a pesquisa, a plataforma se consolida nesta posição com mais de 2,5 bilhões de horas assistidas no terceiro trimestre deste ano. O YouTube, no entanto, também tem visto seus números aumentarem. No início de 2018, o site da Google representava 15% do mercado global de streaming. Em setembro, essa participação aumentou para 25%.
Para fins de comparação, a Twitch fechou o último mês analisado com 813,8 milhões de horas assistidas, enquanto o YouTube marcou 226,4 milhões. A plataforma Mixer, da Microsoft, aparece em terceiro com apenas 13,8 milhões de horas assistidas.
Twitch continua na liderança, mas YouTube cresce no mercado de streaming. (Foto: TechCrunch // divulgação)
A reportagem do portal TechCrunch, com base no relatório produzido pela StreamElements, ainda ressalta que, embora esteja na liderança, a Twitch registrou uma queda entre os seus principais influenciadores. Seus 100 maiores canais não cresceram muito desde o começo do ano. Em janeiro, os telespectadores da Twitch assistiram cerca de 262 milhões de horas no top 100. Esse número caiu para 254 milhões no mês de setembro.

E-sports estagnado

Na Twitch, audiência de e-sports pode fechar o ano em queda em relação a janeiro. (Foto: TechCrunch // divulgação)
O estudo também revela que outros jogos e conteúdos variados estão atraindo mais telespectadores do que o nicho do e-sports, que agora representa de 9 a 17% da audiência geral da Twitch. O YouTube, por outro lado, acabou com o seu aplicativo YouTube Gaming, fato esse que pode impactar ainda mais – futuramente – o seu crescimento no mercado de streaming.

Fortnite em queda?

Por fim, o relatório indica que Fortnite já atingiu o seu pico de audiência, que foi de 151 milhões de horas assistidas em julho. O jogo da Epic Games ainda é o mais acessado, mas sua audiência registrou 20 milhões de horas a menos em agosto e ainda caiu 25 milhões em setembro.