A eleição presidencial está se aproximando. Em menos de seis meses, os brasileiros irão escolher o próximo chefe do poder executivo em uma disputa eleitoral que promete ser diretamente influenciada pela internet. Por esse motivo, os pré-candidatos à presidência da República têm usado as mídias sociais como plataforma para compartilhar suas ideias e angariar possíveis votos para o pleito.

De acordo com informações divulgadas pela Gazeta do Povo, o número de presidenciáveis já passa de vinte. Com tantos nomes na disputa, torna-se evidente que aqueles que tiverem mais seguidores nas redes sociais até o início de outubro podem ter, consequentemente, maior viabilidade em sua candidatura ao Planalto.

Foto: Revista Amanhã

Seis pré-candidatos à presidência da República participaram da 31ª edição do Fórum da Liberdade. Da esquerda para a direita: Flávio Rocha (PRB), João Amoêdo (Novo), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Henrique Meirelles (MDB) e Geraldo Alckmin (PSDB).

Jair Bolsonaro é o pré-candidato com mais curtidas no Facebook; Marina Silva figura a segunda colocação

Jair Bolsonaro (PSL) encontra-se em primeiro lugar na lista de presidenciáveis com mais seguidores no Facebook. O deputado federal soma cerca de 5,3 milhões de curtidas na plataforma, mais que o dobro de Marina Silva (Rede), que figura a segunda colocação com 2,3 milhões de seguidores.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria em segundo lugar, mas em virtude de condenação criminal em segunda instância – e em respeito à lei complementar nº 135/2010, popularmente conhecida como “Lei da Ficha Limpa” – não se pode considerá-lo presidenciável, uma vez que se encontra inelegível.

Este é o ranking das 10 maiores páginas sobre política do Brasil. Entre os 10 primeiros, apenas Jair Bolsonaro e Marina Silva são pré-candidatos à presidência da República. (Fonte: Socialbakers)

O senador Álvaro Dias (Podemos) se encontra na terceira posição, com 1,1 milhão de curtidas, seguido por Geraldo Alckmin (PSDB), João Amoêdo (Novo), Manuela D’Ávila (PCdoB), Michel Temer (MDB), Cristovam Buarque (PPS), Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL), Levy Fidelix (PRTB) e Flávio Rocha (PRB), respectivamente.

Embora seja líder na lista de pré-candidatos à presidência da República com mais seguidores no Facebook, Bolsonaro não é o postulante que tem apresentado maior taxa de crescimento na rede social.

João Amoêdo é o presidenciável que mais cresce no Facebook

João Amoêdo (Novo) é o quinto pré-candidato com mais curtidas na plataforma, mas a sua taxa de crescimento indica que, dentro de algumas semanas, será o terceiro. A página do empresário é a que mais cresce se comparada à dos outros postulantes. Por semana, Amoêdo ganha, em média, 50 mil novos seguidores. Somente no último mês, cerca de 220 mil pessoas seguiram a página do carioca, enquanto Bolsonaro – no mesmo período – ganhou 33 mil curtidas.

Fonte: Socialbakers

Ao comparar João Amoêdo com Jair Bolsonaro e Marina Silva, é possível perceber a expressiva expansão do pré-candidato. Marina apresentou uma pequena queda no número de curtidas durantes os últimos seis meses. Em contrapartida, Bolsonaro obteve um aumento de 481 mil seguidores, contra 827 mil de Amoêdo.

Gustavo Ramos, head de comunicação do Partido Novo, pelo qual Amoêdo concorrerá, afirmou em seu perfil que “as tendências começam na internet”. O presidenciável simpatizante do liberalismo totaliza, até o momento, 911 mil seguidores em sua página oficial no Facebook.

 

Fontes: Socialbakers e Gazeta do Povo