As networks estão sempre em busca de novos parceiros para ampliar a sua rede de influenciadores. Mas um novo golpe mostra que os youtubers devem tomar cuidado quando chegar, aos seus e-mails, mensagens de networks oferecendo parceria. Foi o que aconteceu com alguns pequenos criadores de conteúdo. Ao verificar os dados com atenção, é possível perceber que se trata de um golpe.
Golpistas têm tentado se passar por representantes oficiais de networks. O objetivo é ter acesso aos dados da conta do youtuber. A BBTV foi a principal network utilizada neste golpe. Primeiro eles enviam uma mensagem oferecendo parceria, depois pedem o número de WhatsApp do influenciador. Com o contato em mãos, os golpistas iniciam uma conversa com o youtuber como se fossem funcionários da BBTV. Após um tempo, pedem informações como senha e e-mail do canal para que possam dar continuidade ao falso processo de filiação.
“Quando recebi achei que era da própria BBTV, pois um dia antes eu estava conversando com um funcionário, mas após ler o e-mail decidi checar o endereço dele e estava com o ‘@gmail’. Eu suspeitei e já entrei em contato com um dos funcionários da network”, disse um influenciador que não quis ter seu nome divulgado.
Entrevistado por este site, um empregado da BroadbandTV informou que este golpe é recorrente e que alguns criadores de conteúdo já perderam suas contas. Ele também informou que esses golpistas já se passaram por outras empresas famosas, como a Nike e Adidas, e usam fotos e nomes reais de trabalhadores da empresa.
A BroadbandTV ressaltou que utiliza apenas o domínio “@bbtv.com” e que qualquer suposto e-mail da network enviado por um endereço diferente deve ser considerado como fake.
Redação Influverse