Nesta última quinta-feira (09), a Band realizou o primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República. Além da transmissão convencional, a emissora também exibiu o programa ao vivo na internet e bateu recorde de visualizações simultâneas no YouTube brasileiro, ultrapassando a marca dos 390 mil espectadores. A gravação do debate já soma quase 3 milhões de acessos.

Participaram deste primeiro debate 8 dos 13 postulantes ao cargo de chefe do Poder Executivo federal: Álvaro Dias, Cabo Daciolo, Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, Guilherme Boulos, Henrique Meirelles, Jair Bolsonaro e Marina Silva. O ex-presidente Lula foi convidado mas não pôde comparecer em virtude de determinação da Justiça. Ficaram de fora do debate os candidatos João Amoêdo, João Goulart Filho, José Maria Eymael e Vera Lúcia. A Band não os convidou porque a legislação eleitoral só exige a participação de candidatos de partidos com, no mínimo, cinco parlamentares no Congresso Nacional.

Essa transmissão ao vivo no YouTube só foi possível graças a uma parceria firmada entre a Band e a Google. Uma sala digital foi construída ao lado do estúdio principal, o que permitiu acompanhar – em tempo real – a repercussão nas redes sociais. No Twitter, foram quase 2 milhões de publicações e o assunto chegou ao trending topics de 34 países.

A Google também disponibilizou estatísticas referentes ao primeiro debate presidencial de 2018. Bolsonaro foi o candidato mais buscado durante a exibição, seguido por Cabo Daciolo e Álvaro Dias, respectivamente.

 

Fontes: Band e Google Trends