A condenação de Danilo Gentili se tornou o assunto mais comentado do mundo no Twitter. De acordo com o site “trends24.in“, a hashtag #GentiliLivre ficou na liderança do trending topics mundial por cerca de duas horas.

O humorista foi condenado a 6 meses e 28 dias de detenção por injúria contra Maria do Rosário, deputada pelo Partido dos Trabalhadores. Gentili poderá recorrer em liberdade.

O episódio que deu origem à ação penal privada ocorreu em 2016, quando o comediante chamou a parlamentar de “cínica”, “falsa” e “nojenta”. Maria Isabel do Prado, juíza da 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo, entendeu que o limite da liberdade de expressão é a injúria.

“Verifico que o humorista e apresentador dolosamente injuriou através da internet a deputada federal, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, atribuindo-lhe a alcunha de ‘puta’”, escreveu a juíza.

LEIA TAMBÉM   Monark levanta debate sobre fogos de artifício e gera repercussão no Twitter

No Twitter, Maria do Rosário defendeu a condenação de Danilo Gentili e disse que é “uma vitória da democracia e da justiça”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE.

APROVEITE: Moto G7 Power 3 GB RAM por apenas R$ 1.104,15!

Por outro lado, Danilo Gentili reagiu de maneira descontraída e em ironia às pautas políticas defendidas pela deputada.


A reação de grande parte dos internautas foi no sentido de defender o humorista. Houveram afirmações de que a condenação seria “atentado à liberdade de expressão” e “criminalização do humor”.

Ainda na manhã desta quinta-feira (11), outra hashtag (#DaniloGentiliLivre) em defesa do comediante estava em segundo lugar no trending topics brasileiro.