Se você tem assistido ao YouTube recentemente, deve ter notado uma novidade interessante. Tanto no computador, quanto nos aplicativos da plataforma, logo abaixo do vídeo e acima do título, há uma nova função aparecendo: as hashtags em vídeos.

Basicamente, a hashtag – não confundir com “tags”, outro recurso – funciona exatamente igual a redes sociais como Twitter e Facebook, uma maneira de identificar o tópico daquele conteúdo e indexar junto a mais conteúdos daquele tipo. Por exemplo, se seu vídeo for sobre um jogo, é recomendável mencionar o nome do game numa hashtag para os espectadores encontrarem conteúdos similares ao seu e para o seu conteúdo também ser encontrado por mais pessoas em nichos da mesma natureza.

Ao clicar ou tocar sob uma hashtag, ela funciona exatamente como a função de “pesquisar” do site, abrindo os vídeos que estejam bombando no momento sobre aquele termo. Mas muitas pessoas ainda não sabem como fazer para adicionar essa hashtag em seus vídeos.

E a verdade é que é muito mais simples do que parece para fazer o jogo da velha aparecer nos seus vídeos: basta adicionar até três hashtags na descrição do vídeo… e pronto!

Sim, é fácil desse jeito fazer essa opção aparecer nas páginas dos seus vídeos. Adicionando o “#” seguido de qualquer termo na descrição fará essas palavras serem destacadas acima do título e na mesma ordem em que você as deixou na descrição. Você pode adicionar até três hashtags e pode escrever elas em qualquer parte: no início, no meio ou no fim da descrição.

Como adicionar hashtag nos seus vídeos do YouTube
Adicionar hashtags na descrição fazem elas aparecerem destacadas na página do vídeo

As hashtags vão aparecer magicamente uma ao lado da outra logo acima do título do seu vídeo, mas lembre-se que:

  • Só é possível adicionar três hashtags e a quarta em diante não irá aparecer destacada;
  • As hashtags diferenciam maiúsculas de minúsculas, mas isso não altera em nada as práticas de SEO (Search Engine Optimization) sobre onde o usuário vai ser redirecionado ao clicar ou tocar no termo;
  • E as alterações podem levar alguns minutos para fazerem efeito e aparecerem efetivamente na página do seu vídeo após clicar em “Salvar Alterações”.

Outro detalhe é que, infelizmente, não há uma ferramenta que coloque as hashtags em massa automaticamente nas descrições de diversos vídeos antigos ao mesmo tempo. Seria excelente se tivesse. Então, se quiser adicionar elas em vídeos antigos, é necessário editar um por um. Mas o interessante mesmo é começar a usar essa nova função daqui em diante nos seus próximos vídeos.

Caso queira colocar hashtags num vídeo já postado, basta ir no seu Gerenciador de Vídeos e clicar em “Editar” ao lado do vídeo desejado – ou nos “três pontinhos” (menu responsivo) e depois em “Editar título e descrição”, caso você já esteja usando o Estúdio Beta – e acrescentar suas hashtags.

Como adicionar hashtag nos seus vídeos do YouTube
É assim que as hashtags aparecem na página do seu vídeo

O estranho dessa nova funcionalidade é que o YouTube não se preocupou em anunciar esse recurso, muito menos em explicar como usar ele em seu canal. Foi algo que os Criadores descobriram sozinhos e por acaso nos últimos dias. Pois é, aquele comprometimento em comunicar-se mais com os Criadores já demonstra estar falhando.

Então, comece agora mesmo a colocar suas hashtags em todo vídeo que subir para a plataforma. É uma estratégia de SEO bastante útil para seus vídeos serem indexados ao lado de conteúdos similares àquele e que, teoricamente, devem te ajudar a dar um boost – quando aliado à outras práticas – que vão otimizar seu canal. É sempre bom estar antenado com as mudanças dessa máquina em constante evolução chamada “YouTube”, então fique ligado na Influverse para mais dicas valiosas.